sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Desista para não mais desistir!


 

DESISTA PARA NÃO MAIS DESISTIR


“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim” (Fp 3.13)


Com uma vida totalmente encaminhada para o êxito entre os hebreus, Paulo representava a síntese daquele que desde sua mocidade apontava para ser bem sucedido, bem visto, aplaudido e famoso entre os seus. Porém, tudo muda a caminho de Damasco, quando ele se vê interceptado, afligido e derrubado por aquEle a quem perseguia (At 9.3,4). Sim! Aquele homem confiante na sua carne, visto que fora circuncidado ao oitavo dia; pertencente à linhagem de Israel, da Tribo de Benjamim; em suas próprias palavras: hebreu de hebreus; fariseu, segundo a lei; zeloso como perseguidor da igreja e irrepreensível segundo a justiça que há na lei; aquele homem é derrubado de seu posto e vê suas convicções ruírem como um castelo cartas soprado por um vento forte.


A partir de então, resta-lhe uma única alternativa: desistir! Exatamente, a experiência que seu espírito tinha saboreado, que seus olhos tinham contemplado e a Voz que alcançara os seus ouvidos, lhe compeliram à desistência. Paulo desiste de seu status e de sua posição; desiste de seus costumes e tradições; desiste do significado de sua circuncisão; desiste de seu labor como fariseu.


Aqui vemos que a desistência representa o caráter mais evidente da conversão. É a rendição absoluta àquEle que, em fraqueza, demonstrou poder; àquEle que em mansidão demonstrou força; que em humildade, demonstrou elevo. Cristo lutou contra Paulo e prevaleceu. Diferentemente de Jacó, que teve seu nome mudado para Israel (Gn 32.28) por ter lutado contra Deus e os homens e prevalecido, não foi Paulo quem lutou contra Deus e prevaleceu, mas o próprio Deus lutou contra Paulo e, agora, Ele prevaleceu sobre o homem.


A partir daí, agora diante da sua verdadeira vocação, impulsionado por um chamado que ecoava da eternidade, manifestando-se em seu tempo e sobre sua vida, Paulo deixaria tudo e seguiria então obstinado, irredutível sem jamais desistir. O caminho que o coloca no propósito absoluto para o qual foi criado (Ef 2.10), e do qual ele nunca mais desviaria, significou abrir mão, não somente de muito, mas de tudo!


No livro de Gênesis, no capítulo 19, temos relato da destruição cataclísmica de Sodoma e Gomorra, que foi o domicílio de Ló e sua família. O livramento de Deus sobre aquela família iria requerer, mais do que tudo, que eles desistissem de suas vidas naquela cidade corrupta, e que avançassem sem não mais retornar para trás. A esposa de Ló, entretanto, apegada e sem a capacidade de desistir e deixar para trás, comete o erro de retornar. O texto descrito no verso 26 diz que ela simplesmente olhou para trás, mas o contexto reflete que o ato dela foi muito mais profundo: ela de fato retorna para a cidade da destruição. Ela prefere os algozes manifestos em fogo e enxofre em uma cidade que até então lhe dava conforto e segurança, do que o livramento que significaria o recomeço, a conversão, o novo nascimento, conquanto submerso nas águas da imprevisão: o viver segundo o sopro do Espírito (Jo 3.8).


Retorno ao argumento de que a mulher de Ló de fato volta para trás, e não somente olha para trás, por meio das próprias palavras do mestre Jesus:


“Naquele dia, quem estiver no telhado, tendo as suas alfaias em casa, não desça a tomá-las; e, da mesma sorte, o que estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. (Lc 17.31,32).


Os efeitos de voltar para trás representam ser consumido pelo fogo e enxofre; significa adentrar no terreno da futura desolação, onde a salinidade do solo sequer permite que algo novamente brote. Voltar para trás representar tornar-se improdutivo, infrutífero, pronto a ser cortado e lançado ao fogo.


A conversão e o arrependimento requerem desistência de um viver torpe, ainda que seguro. Conversão e arrependimento requerem abrir mão de muito e, em alguns casos, de tudo. E o que advém logo após essa decisão dificilmente representará conforto, ausência de riscos e de perseguições nessa vida aqui. Principalmente nos últimos dias, onde falar da verdade pode representar riscos terríveis àquele que assim procede.


Abrir mão de prazeres vãos; abrir mão do adultério; abrir mão das paixões vazias; abrir mão da natureza perversa; abrir mão do status social ou religioso; abrir mão da mentira; abrir mão até mesmo daquilo que para muitos reflete virtude, tal como Paulo abriu mão do seu zelo perseguidor; tudo isso é o reflexo que ofusca os tempos da perversão, por meio da manifestação da glória de Cristo em nós.


Nunca será um caminho fácil. E, nesse caminho sim, lhes digo sem tibubear: não desista! Firme-se convictamente e prossiga para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus! O que eu mais desejo para você e para mim é que o Espírito produza sempre em nós frutos dignos de arrependimento!


NEle, que galardoa os que negam-se a si mesmos, ofertando-nos a Sua própria, absoluta e abundante Vida,


Jordanny.

Nenhum comentário: