sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A Vitória que Vence o Mundo - Parte 8



CAPÍTULO 6 - Qual Tem Sido a Preocupação do Crente da Atualidade?




Em proporção ao desenvolvimento tecnológico e científico da atualidade, encontramos o aumento de falsos mestres e falsos profetas. Tudo isso foi profetizado por Cristo, bem como pelos diversos escritores do Novo Testamento (Mt 7.15; 24.11; 2Co 11.5; 2Ts 2.3-15; 1Tm 4.1-4; 2Tm 3.1-5; 4.3,4 etc.). A apostasia generalizada é a regra dos últimos dias e é o que temos testemunhado. Não obstante, as próprias mensagens são focadas muito mais no homem do que no próprio Deus. O que verdadeiramente acontece, é que o número de falsos mestres aumenta segundo o próprio interesse de seus expectadores, fãs e admiradores. Esta é uma verdade irrefutável!




É, por exemplo, crescente a procura por livros cristãos voltados para a auto-ajuda. De mesmo modo, dentro das igrejas assistimos a uma pregação triunfalista, onde cristãos se julgam tão senhores de si, que passam a determinar bênçãos e a decretar vitórias. Tais crentes se julgam deuses, com poderes especiais e quase absolutos, albergados por uma fé que se baseia no poder da fé.




Nos ajuntamentos evangélicos, ao contrário do exemplo de Cristo, o que vemos é um grande número de pessoas que se dizem cristãs, cheias de arrogância, cheias de si. Parece um bando de crianças mimadas acostumadas a caprichos com um Deus a sua mercê, para atender todos os desejos de seus coraçõezinhos. Apostam na prosperidade material e no sucesso nas finanças e na vida pessoal como sendo o propósito principal e inegociável sobre o qual Deus lhes colocou. Logo, berram que o sucesso, o dinheiro e/ou a fama são seus direitos e que Deus lhes dará custe o que custar. Ao mesmo tempo, apresentam um novo tipo de fidelidade baseada em barganhas onde os dízimos e eventuais ofertas cumprem o papel implícito, ou às vezes explícito, de fazer com que Deus lhes abençoe. Vão à igreja e se julgam adoradores extravagantes, mas são vazios de Deus e cheios de si. Adotam símbolos judaizantes, dos mais variados possíveis, e rogam para si os direitos prometidos à nação de Israel, valendo-se dos tais amuletos como pontos de contato para o aumento de sua fé. Dão ênfase, em suas pregações, ao poder de Deus, mas se esquecem de pregar a fraqueza de Deus: Cristo e a cruz (que para os tais é escândalo). São invejosos, consumistas, cobiçosos, insaciáveis e estupidamente otimistas.




Deleitam-se em seus prazeres e esquecem-se do restante do mundo. Querem os melhores concursos públicos, os melhores cargos e empregos, os melhores salários; tudo para seu próprio deleite (Tg 4.1-3). Aplaudem mais às conquistas atreladas a bens materiais, como automóveis, casas, viagens e afins, do que a salvação das almas perdidas. Quando alguns manifestam certo regozijo com a conversão de um pecador, este está muito mais voltado para os números, para as metas de crescimento do que efetivamente para o resgate daquela vida.




Tornam-se supersticiosos, acreditando que se algo não está dando certo em suas vidas é por conta de olho grande, mandingas e encantamentos mil. Dizem que as dificuldades são resultantes de diversos tipos de maldições voluntárias e involuntárias, hereditárias, individuais e coletivas. Não são capazes de perceber que o sacrifício na cruz do calvário quebrou a maldição da lei (Gl 3.13). O evangelho da cruz é para os tais escândalo visto que estão obcecados pelo judaísmo, não pela lei em si, mas pela glória terreal a exemplo dos tempos de Salomão. Isolam textos bíblicos e exalam uma arrogância poética dizendo-se mais que vencedores, mas não sendo capazes de prevalecer perante a mais tenra das provações. Aliás, qualquer tribulação que venham a experimentar é fruto da falta de fé, ou de maldições, ou de feitiço ou de qualquer outra coisa; ao invés de ser fruto para o aperfeiçoamento (Tg 1.2-4; Rm 5.3-5).




Criam os mais diversos tipos de ídolos: cantores, músicas, pregadores, bandas e tudo mais. São toalhinhas com suor santo; água com poder sobrenatural; portal da bênção; arca da aliança para o milagre; paletó com a unção do “cai, cai”; azeite de Jerusalém. Há até mesmo vinhetas de uma produtora musical famosa que diz: “Você adora, a ...... toca”! Efetivamente, os cristãos atuais adoram, mas não o Deus absoluto. Adoram seu estilo de vida. Adoram suas convicções pessoais! Adoram o seu eu! Adoram suas contas bancárias recheadas de verdinhas!




Alvejam ao patamar da mídia comercial gospel a fim de viverem o glamour e o sucesso que ali é oferecido. Ajuntam-se desesperadamente para assistir a missionários que avocam para si um poder sobrenatural de cura, adivinhação, e milagres de preferência de ordem financeira. Atrelam-se a campanhas intermináveis de libertação onde são infectados por mais engodo e por manifestações espirituais duvidosas (Ef 4.14).




Muitos aprendem a crer nos “absolutos” que lhes convém, relativizando e negociando todo o restante. Na verdade, são cristãos nominais e absolutamente incrédulos uma vez que só se associam a determinada profissão de fé “por via das dúvidas”. E essas dúvidas são as mais variadas. Iniciam-se em relação, primeiramente, à ortodoxia da fé! Tais cristãos mal entendem o que é graça ou justificação, dentro do que a Revelação nos permitiu compreender; o que é salvação; o que é nova vida em Cristo; o que é evangelho do Reino; o que é confiança absoluta e plena em um Deus Todo-Poderoso! É uma safra de cristãos ignorantes, fitados em uma pragmática recheada de propósitos vãos, numerários, egocêntricos, imbecilizados!




Para manterem-se firmes nestes propósitos, atestam e colecionam frases de intenso efeito para o ego, mas vazias de verdade quando contrastadas com a Palavra de Deus. Vinculam-se a um otimismo idiotizado, onde gritam como que hipnotizados frases do tipo: “Este é o ano da colheita”; “Este é o ano da vitória”; “Este é o ano da conquista”; “Este é o ano da...” etc.. Chegam ao absurdo de acreditar que a repetição dessas frases terá um efeito mágico e o que observamos é que a grande maioria que vive dentro dessas igrejas não recebe o esperado. Enquanto isso, os líderes de tais denominações, engordam-se materialmente e almaticamente! Enchem-se de orgulho diante de um rebanho sem pastor! São cegos guiando cegos. Ambos iludidos com fábulas e mais fábulas vivendo o contexto do Velho Testamento que é apenas sombra, enquanto a revelação absoluta e majestosa do Cristo Ressurreto é esquecida.




Cristo, nesse viés, alcança uma figura de mero herói de historinhas dos quadrinhos infantis. Um substituto que, sabe lá porque e pra quê, se entregou e nos salvou. Verteu Seu precioso sangue para que pudéssemos arrogantemente invocar direitos legais advindos de uma herança eterna, mas que tem muito mais valor aqui, nessa vã temporalidade. É aqui que estes querem viver o “melhor” de Deus; ou melhor: o melhor do deus deste século (2Co 4.4).




Estes amontoam, para si, mestres e doutores segundo suas próprias concupiscências e conveniências (2Tm 4.3). O que tiver a pregação mais bonitinha, enfeitadinha, adocicadinha, mais facilzinha de se viver, ou pelo menos de se entender, ganha o título de profeta; de o homem mais sábio de nosso tempo! As profecias, por sua vez, são tão doces... Não denunciam o pecado, porém, trazem uma conotação positiva, bem adequada ao buraco negro inabitável de nosso ego! E a consequência dessas “profetadas”, são expectativas frustradas! São sonhozinhos que morrem e se ressuscitam ao som de uma canção qualquer de “restituição”! E novamente, outra dose de ilusão e de otimismo para mentes débeis é injetada nas veias destes cristãos já viciados nesse positivismo podre que ganha o título de pregação e, muito pior, de evangelho!




Há uma alta gama de ébrios, não do Espírito Santo, mas de um – na visão de Hegel – Zeitgeist (“espírito que rege o século”), induzidos pela necessidade do que é palpável, visível para que possam crer. Vivem ao mesmo tempo entorpecidos por uma fé infundada, vazia, obscura; que depende de métodos para se alcançar seu ápice. E a partir daí iniciam-se os catálogos e títulos de maior vendagem nesse mercado negro onde a fé é falsificada e contrabandeada: “101 degraus para se obter sucesso financeiro”; “dez passos para mudar a sua história” etc. A sobriedade, a coragem e disposição de buscar a Verdade são trocadas pelo conformismo e comodismo do American dream (sonho americano). Nesse patamar, o Cristo que passam a pregar e a crer, não passa de um contrato de adesão que lhes garante a “salvação”, ou pelo menos ameniza a culpa da consciência. E se iniciam outros dizeres arrogantes: “eu sou salvo; eu já ACEITEI Jesus”! O problema é que o verdadeiro Jesus não os aceitou: os tem vomitado! Há a necessidade de sobriedade! (1Ts 5.4-10).




As ditas músicas de adoração... Muitos dos ajuntamentos evangélicos atuais têm semelhança com o conto do “Flautista de Hamelin”[1], onde com uma flauta encantada várias crianças são seqüestradas da cidade tendo, aparentemente, o mesmo destino dos ratos que foram afogados. Não obstante, enquanto as canções da moda são entoadas, um grande número de pessoas fica hipnotizado diante de um “mover”, que lhe arranca a possibilidade de raciocinar sobre coisas simples como, por exemplo, a letra da música que é cantada. E alguns fazem dessas letras verdadeiras doutrinas e estilos de vida: “eu tenho a marca da promessa”; “eu quero de volta o que é meu” etc. Isso me faz questionar se seria, efetivamente, um cântico de adoração ou uma “adorada canção” entoada. E os “adoradores” ficam extasiados, freneticamente contagiados. Caem, gritam, riem, uivam, mas esse “mover” caminha poucos metros para fora da igreja, e novamente seus participantes rendem-se a uma fé inerte, inativa, morta. Ainda defendem que isto é obra do Espírito Santo, mas o próprio sentimento egoísta de prazer que lhes envolve já revela dissonância com o fruto do Espírito. São, portanto e, tão somente, prólogos de vaidade.




Nos “moveres” da atualidade, há muita pirotecnia; muito barulho; mas pouco fogo consistente. Ao exemplo dos fogos de artifício, estes sobem e explodem chamando a atenção, mas sua chama logo se esvai. Assim são estes novos cristãos e ajuntamentos: sua chama é curta e depende de uma pólvora que se consome rapidamente. Em pouco tempo se veem desmotivados, desanimados, desesperados. Já o combustível do Espírito, eterniza-se dentro de cada um de nós; vai além das línguas dos anjos ou dos homens; vai além de qualquer sacrifício que algum de nós possa realizar; vai além das profecias e da própria fé: é o amor de Deus derramado sobre nós (1Co 13; Rm 5.5). Acerca desse combustível tratarei no tópico ulterior.






----------
[1] Conto folclórico escrito pelos Irmãos Grimm.

Nenhum comentário: