domingo, 11 de agosto de 2019

O "Evangelho" publicitário



O "EVANGELHO" PUBLICITÁRIO!

Quem não entende o Evangelho tenderá a aprender diversos malabarismos e pirotecnias a fim de, aplicando-os, chamar a atenção à mensagem de um outro "evangelho". A partir disso, esse outro "evangelho" dependerá da eloquência, da manifestação artística, musical e de tudo mais. É um teatro para chamar a atenção; é um pantomima para atrair os olhares; é uma dancinha legal para contagiar a galera; é uma caixa de som na rua para o grito do "pregador" ficar mais audível e irritante; é uma oração forte para convencer os incautos; é uma "profecia" positivista para motivar os imbecis; é uma boa banda de música, para emocionar a plateia; é uma massagem de ego para derreter e enaltecer autocomplacentes; é um determinismo torpe esbravejado para exaltar os arrogantes.

O verdadeiro Evangelho, em contrapartida, não é dependente de nenhuma estratégia humana. O verdadeiro Evangelho se manifesta na sinceridade das relações humanas; na caridade e no altruísmo desinteressado da exaltação e da honra pessoal; no olhar que não inveja, mas deseja o bem; no ouvir que é paciente e atento seguido de uma falar que, no amor, expõe verdade, ainda que seja desconfortável e exortativa; é o agir secreto em prol do próximo com espírito subserviente e reverente; é a imparcialidade não inerte, manifesta em prol da verdade que defende o oprimido e faz justiça ao necessitado; é o amor simples e dedicado que confunde até mesmo o inimigo, ajuntando brasas em sua cabeça; é a oração humilde, secreta, que intercede pelo bem, clama pela misericórdia e anseia pela justiça. Diante de ações como essas, não há espaço para inventar, ou para pirotecnizar, e o Evangelho, com seu poder de salvar todo aquele que crê, se estende em verdade e simplicidade; em escândalo por conta da liberdade; em poder e em autenticidade; em coragem e em perplexidade.

Deixo claro que não sou contra qualquer manifestação artística. Contudo, o Evangelho nunca dependerá de nada disso! Deus nunca quis publicidade com o Evangelho, senão o Evangelho seria apenas um artigo publicitário. Seu propósito, contudo, é muito mais profundo: É revelar o Evangelho na vida de todo aquele que crê! Quando você efetivamente vive o Evangelho, muitos se convencerão e se converterão à mensagem que ressoa de sua vida. Reitero que eu não desejo que você seja um objeto de amostragem, de publicidade de um outro "evangelho", pois o Evangelho não é propaganda. Antes, eu desejo que você seja um sujeito que revela o Evangelho em tudo o que você é, fazendo com que Cristo seja engrandecido tanto na sua vida, quanto na sua morte!