segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Resposta a uma pergunta sincera!



Caro irmão Jordanny,



Tem sido um prazer, um grande canal de benção em minha vida nos últimos dias conhecer seu blog. Não quero fazer comentários sobre este artigo, mas deixar uma pergunta que tem me incomodado e espero que Deus fale. Leio regularmente o site espada.eti e li sobre datas e festas pagãs introduzidas em nossa cultura, tais como a páscoa. Pois bem, tenho produzido artesanalmente produtos de chocolate fazem 15 anos; são muitas lutas, várias tentativas, tanto no dia-a-dia, mas principalmente na páscoa que a cada ano nunca deixa lucros, ao contrário: prejuízo, frustração, cansaço. Ao ler então, sobre festas pagãs foi inevitável a pergunta: seria este o problema? Estou contrariando ao Senhor produzindo ovos de páscoa? Agradeço e aguardo resposta.
L.M.
(com adaptações)


Pergunta registrada no texto "Atos proféticos: Comando a Deus com uma invenção humana?"





Segue a resposta!




Prezada L.M.,





Não costumo responder a questões anônimas, entretanto, pela peculiaridade da sua pergunta, decidi postar uma resposta. Tentarei ser bastante claro e objetivo e espero, em Cristo, que a questão seja respondida em total acordo com a Palavra da Verdade, que é a nossa regra de fé e de prática.





Também gosto muito de ler o site Espada do Espírito, contudo, em tudo que nós lemos é necessário sopesar e verificar junto ao texto sagrado para chegarmos a uma compreensão mais exata daquilo que o Senhor nos quer ensinar (At 17.11). Por exemplo, mesmo gostando de vários dos textos publicados no r. site, há alguns que revelam discrepância quanto à Palavra da Verdade tais como aqueles que buscam marcar uma data provável para o arrebatamento da igreja. A Palavra é bem clara que o Senhor Jesus virá como ladrão, em um momento inesperado. Mas, voltando a sua pergunta, eu vou utilizar-me, inicialmente, o texto escrito em Ec 7.16:





“Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?”





Esta passagem nos traz uma grande lição que nos remete à conveniência que Paulo trata em 1Co 6.12 e 10.23. Primeiramente, precisamos compreender que estamos inseridos neste mundo (Jo 17.15), desse modo, querendo ou não, grande parte da cultura que absorvemos já é nitidamente mundana. As nossas músicas, mesmo aquelas que compõem a Harpa e o Cantor Cristão, na sua grande maioria acompanham melodias e harmonias que eram tocadas em tavernas e cabarés nos EUA, e outros países. Desse modo, uma SUPERMEGASANTIFICAÇÃO só é possível na morte, e conseqüente ressurreição na vinda de Cristo, onde seremos transformados do corruptível ao incorruptível (1Co 15.42).





O que quero dizer com tudo isso: primeiramente, a absorção de algumas questões culturais não significa pecado, a não ser que isso tenha um poder de domínio sobre a sua vida ou que não traga qualquer tipo de edificação; segundo, uma vez que estamos no mundo, nunca conseguiremos viver uma total santificação. Nesse sentido, ter, por exemplo, uma árvore de natal em casa não significa pecado, ainda que a árvore tenha um significado que, essencialmente, nada tem a ver com o nascimento de Cristo! De mesmo modo, a comemoração do natal em uma data explicitamente pagã, não torna a ceia de natal pecado; tampouco o fato de eu presentear um amigo ou parente, nessa data, é uma prática necessariamente consumeirista, materialista e pecaminosa. É nesse sentido que o pregador nos exorta a não sermos demasiadamente justos, ou supersantos.





Quanto ao fato de seu negócio não estar dando certo, tenho por absoluto que nada tem a ver com ser ou não pecado, mas sim com a sua administração, ou mesmo com o mercado. É possível até que você não esteja no ramo de atividade correto, segundo a sua vocação; ou, talvez, falte uma orientação empresarial concisa que lhe possibilite ampliar os lucros de seu empreendimento. Isso nada tem a ver com o fato de você estar fabricando ovos de páscoa. Hoje, por exemplo, existem muitos cursos dados junto ao SEBRAE que nos orientam na organização, preparação e execução de um empreendimento; aconselho, inclusive, que você se dirija a um especialista para uma consultoria; ele certamente diagnosticará se o problema está no produto, na administração, ou mesmo na sua vocação para trabalhar nessa área.





Você me disse que sempre tem tido prejuízos nesse ramo de atividade; reitero que os motivos, provavelmente, podem ser constatados por um especialista. Logo, busque uma consultoria empresarial confiável.





Por fim, meu amado, aconselho, antes de tudo, que você ore ao Senhor e arregaçe as mangas no empreendimento que você tem em seu coração; aliás, o nosso coração faz planos, mas a resposta vem do DEle (Pv 16.1). É evidente que há a necessidade de estudar e projetar muito antes de iniciar um empreendimento (Lc 14.28); talvez isso lhe tenha faltado. Não fique, pois, acreditando o problema está em contrariar o Senhor! Busque uma consultoria profissional e estude onde está o seu erro, que talvez resida, efetivamente, no seu ramo de atividade.





Ah! Não vá utilizar o que eu lhe falei para justificar a abertura de um motel ou uma casa de shows de “streep tease”, ok? Lembre-se que nem tudo nos convém(rss)! Brincadeira, minha amada! Deus a abençoe!






Jordanny Silva

Nenhum comentário: