sexta-feira, 30 de abril de 2010

Informativo: quem garante que eu não devo me vacinar contra a gripe N1H1?


Hoje estou postando por um motivo muito simples: para tratar de algumas especulações que podem trazer diversos prejuízos para todos nós. Navegando pelo universo virtual, não poucas vezes, tenho visto diversos vídeos e blogs que, adeptos à teoria da conspiração (que tem até certo ponto, quando não atrelados a exageros, fundo de verdade), falarem acerca da vacina que busca prevenir a gripe produzida pelo vírus N1H1, também conhecida como gripe suína.
Há uma divulgação consistente pelos sites que revelam apreço pela teoria da conspiração, de que a vacina tem diversos componentes nocivos à saúde e que a intenção, por trás de toda essa campanha de vacinação é envenenar uma grande parte da população. Sabemos que, atrelada à teoria da conspiração, que é mais comum nos EUA, está um grande número de evangélicos. E, na verdade, isso que me preocupa. Vejo um grande número de evangélicos que, adeptos a essa teoria, começam a divulgar informações especulativas e ainda colocam base bíblica para dar base e justificativas para que a população brasileira não tome essa vacina. Mas, até que ponto, tais especulações são verdades?

A bem da verdade, não sou cientista; tampouco biólogo ou químico. Entretanto, por não entender muito bem dessas questões químico-farmacológicas é que prefiro trazer algumas considerações bíblicas acerca do assunto, uma vez que trazer informações especulativas é o mesmo que veicular informações sem muito compromisso com a verdade. E as conseqüências disso podem ser incalculáveis. Para se ter uma idéia, muitos desses sites evangélicos têm convencido um grande número de pessoas a não se vacinar. Mas essa é a melhor alternativa?


Bem senhores, como eu disse antes: realmente não tenho base científica para confirmar nem mesmo desmentir o que tem sido propagado em relação ao conteúdo dessa vacina. Contudo, primeiramente, devo acrescentar que a posição do servo de Deus deve ser com prudência:


(Pv 8.12) - Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.


Aqui nós temos um texto muito interessante e que se aplica a toda essa situação. Em primeiro lugar, há uma alta gama de dados governamentais que revelam algumas faixas de risco de contração do vírus N1H1; desse modo, as primeiras campanhas de vacinação estão direcionadas para esse grupo de pessoas, podendo ser estendidas a outros. O governo é, apesar dos pesares, uma autoridade constituída, senão por Deus, para gerenciar a res (coisa) publica, ou seja, presume-se que o governo deve agir segundo o interesse público; em outras palavras, segundo o interesse da população. Logo, não retirando o grau de manipulação executado pelo governo, sabemos que em muitos casos ele age para benefício de todos nós. O que nos garante que nesse momento ele não esteja fazendo o mesmo? Para aqueles que se aderiram à teoria da conspiração, absolutamente tudo que o governo faz é para o mau do povo. Seria isso totalmente verdade?


E mais, sabendo que a gripe N1H1 teve, realmente, diversos efeitos maléficos em nosso meio, por que se isentar de tomar a vacina? Por medo, talvez? Agora eu levanto outra questão, se comungamos da fé cristã, por que tanto medo dos efeitos de uma vacina? Ora, o justo viverá pela fé (Hc 2.4; Rm 1.17; Gl 3.11; Hb 10.38). Então, se o justo viverá pela fé, subentende-se que essa fé é a fé bíblica. Logo, se nós lemos inicialmente que a sabedoria habita com a prudência e encontra o conhecimento dos conselhos, por que temer tomar essa vacina?


Amados, se você não toma a vacina porque está com medo das informações, muitas das vezes veiculadas sem qualquer compromisso com a verdade e, talvez, por pessoas extremamente medrosas, você não está vivendo a verdadeira fé cristã. Em outras palavras, você está pecando, tanto pela falta de prudência, quanto pelo medo de outros, e não temor de Deus.


Façamos a leitura de outro texto:


(Mt 10.28) - E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.


Por que tanto medo do governo ou de qualquer outrem? Isso revela falta de fé. E falta de fé é pecado, uma vez que sem a fé, ou seja, sem a confiança absoluta em Deus e em Sua Palavra, é impossível agradá-LO:


(Hb 11.6) - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe [Deus]; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.


Ora, amados, por que ter tanto medo desse sistema corrupto? Que o mundo jaz no maligno, isso é um fato. Entretanto, a nossa fé em Deus e no Seu Filho (Mc 11.22), é capaz de vencer todo esse sistema corrupto:


(1Jo 5.4) - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.


Mas alguns podem até perguntar: “Jordanny, e se os teóricos da conspiração estiverem certos? Morreremos então?”. Amados, particularmente creio que tudo que acontece é por vontade de Deus. Mas Ele nos traz diversas promessas. Se não, vejamos:


(Mc 16.17-18) - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. (Grifo)


Desse modo, por que temer? Não é melhor agir com prudência? E mesmo tomando essa vacina, não é nas mãos da vacina ou fora dela que alcançamos salvação, mas tão somente em Cristo! Não tenha medo e, por prudência, ao contrário dos que têm mais medo da morte ou do governo e dos conspiradores, faça tudo por fé.


(2Co 5.7) - (Porque andamos por fé, e não por vista).


Seja prudente e confie no Senhor! Não viva titubeante sem saber o que decidir. Não vá pelas especulações; examine tudo e retende o bem (1Ts 5.21). Onde há dúvida é que mora o perigo (1Co 14.33).


Relembro uma coisa: toda especulação irresponsável pode causar inúmeras mortes. Cuidado, amados! Vigiem! Não vão pela cabeça dos especuladores... Busquem em oração e na Palavra a resposta do Senhor! Ajam com prudência... Meu conselho pessoal é que tomem a vacina confiando em Deus... É melhor do que deixar de tomar por medo dos homens!


A decisão de tomar ou não a vacina é sua... Entretanto, faça tudo por fé e, principalmente, com prudência! Depois não venha reclamar das conseqüências! Agora, se você agir confiando no Senhor, com certeza você será galardoado!


A paz do Senhor a todos!
Jordanny Silva

2 comentários:

Auli Júnior disse...

Irmão Jordanny,
a conspiração não é uma teoria, ela
existe. A primeira menção dela está
lá no Gênisis com a serpente conspirando contra DEUS enganando a
mulher e seu companheiro.
Aqui em casa ninguém vai tomar esta
vacina que foi produzida a toque de
caixa e para qual não há garantias.
Mas naõ aconselho a ninguém a me
seguir. Cada um que se informe da
melhor forma possivel.
Um forte abraço.

Blog do Jordanny Silva disse...

Caro Auli Jr.,

Sei que há uma conspiração que não se trata de teoria; há uma conspiração espiritual que tem consequências reais e indiscutíveis no mundo físico. Contudo, quanto falo de teoria da conspiração, talvez não tenha ficado muito claro, estou tratando do fanatismo que em torno da conspiração. Na Palavra a oração de Cristo, em Jo 17, intercede para não sejamos tirado do mundo (desse sistema corrupto), mas para que nos livre do mal. É evidente que o mal aqui alcança significados mais complexos, entretanto, em sentido lato poderá tratar de males atrelados à saúde, também.
A conspiração do Espírito com a carne; a conspiração de mal com o bem; mas, e devo te lembrar, tudo, absolutamente, tudo conspira a favor do plano e do que o Senhor determinou pelo Seu próprio poder e Palavra. Todas as coisas, boas ou más, cooperam para o bem dos que amam a Deus; daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Por fim, amado irmão, se você decidiu não tomar a vacina, o faça por fé e não por medo...
Creio que tal vacina, em si mesma não tem poder algum... Mas Deus pode nos livrar de todo mal. Se você se informou e foi convencido de sua decisão, que a prudência acompanhe a sua decisão.
Que Deus o abençoe!

Jordanny Silva