domingo, 18 de dezembro de 2011

A Vitória que Vence o Mundo - Parte 3






CAPÍTULO 1 - Fé e Obras




A fé é requisito essencial à justificação e consequente salvação do homem (Rm 5.1,2; Ef 2.8-10). Quando falamos da lei, na forma do Velho Testamento, é evidente que a fé para a justificação se opera independente de suas obras. Porém, reitero: a fé que justifica o homem não se submete às obras da lei (Rm 3.20; 4.1-25). Isso não significa dizer que a fé se desvincula das obras manifestas por intermédio da graça de Deus. Segundo a doutrina bíblica das dispensações, vivemos hoje a “dispensação da graça de Deus” (Ef 3.2-6). Ocasião que nasce sob o ministério de Cristo na Terra, com sua morte e ressurreição na Cruz do calvário.




Logo, mediante a fé, surgem deveres arraigados e edificados no amor (Rm 13.8; Gl 3.12-14). É evidente que nós não somos salvos por conta das boas obras ou, como poderia colocar, do testemunho que manifestamos. Mas somos salvos para as boas obras e para o testemunho. Nesse sentido se manifestou o doutor dos gentios:







“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2.8-10) [Ênfase adicionada]




Nesse texto, a doutrina de Paulo manifesta total coerência com a doutrina de Tiago, irmão de Jesus, quanto às obras. Veja que a nossa criação em Cristo (v. 10) manifesta uma finalidade que participa de modo indissociável da fé e da consequente salvação. Fomos, sim, criados em Cristo para as boas obras. Esse texto não revela outra finalidade. É evidente que, implicitamente, percebe-se nesse texto a Glória de Deus como finalidade da salvação do crente. Assim, as boas obras glorificam a Deus e não a nós mesmos. Por isso, não somos salvos pelas obras – “para que ninguém se glorie” –, mas para as boas obras, que glorificam a Deus.




As obras, portanto, apesar de não ser o motivo da salvação do homem, revelam-se essenciais, não podendo ser subtraídas do conceito bíblico de salvação em toda a sua abrangência. Nesse sentido, o apóstolo Tiago se manifesta:




“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tg 2.14-18) [Ênfase adicionada]




Nesse texto, percebemos que a manifestação de poder inerente à fé se dá de modo exclusivo por meio das obras. Assim, as obras é que autenticam o selo da salvação do homem. É a evidência clara e inequívoca de que aquele homem foi justificado pela Graça de Deus.




Ainda, em conclusão a este texto, Tiago traz a analogia do corpo sem o espírito, demonstrando que a fé sem obras vegeta, é inativa: é morta (Tg 2.26).




Contrastando as afirmações de Paulo com as de Tiago, o ledor desatento poderia afirmar que os dois entram em evidente contradição. Entretanto, e devo reiterar, quando o apóstolo Paulo diz que a fé é que justifica e não as obras, estava sendo específico quanto às obras da lei. Estas, como dito anteriormente, não se confundem com as obras manifestas por intermédio da graça.



Nenhum comentário: