domingo, 18 de abril de 2010

Análise do "Encontro": é tremendo! - Parte 3


O PRÉ-ENCONTRO
Antes de participar de um Encontro, como muitos já sabem, nós somos conduzidos ao Pré-Encontro. Segundo a apostila confeccionada pelo MIR, do Líder René Terra Nova, com orientação de Cesar Castellanos, o Pré-Encontro deve ser dividido em 4 (quatro) ministrações, uma por semana, de 1 hora de duração, cada. Entretanto, na igreja em que participei (não citarei nome de igrejas ou pessoas em especial) o Pré-Encontro foi reduzido para 2 dias, em uma única semana. Isso se dá em face da celeridade que era necessária para a realização do evento.

Achei interessante a organização e o empenho da igreja para que tudo saísse de forma adequada ao rito predefinido na apostila de realização do Encontro (ressalto que na época não tinha conhecimento da mesma). As ministrações seguiram conforme o planejado com algumas alterações simples, segundo a conveniência da igreja que estava à frente do evento. Para se ter uma idéia, nossa igreja modificou algumas posições e dias de ministrações para que houvesse maior eficácia na apresentação dos temas. Na imagem acima está discriminada a seqüência original das ministrações, ao lado esquerdo e a seqüência adotada por nossa igreja, do lado direito. (Clique na imagem na parte de cima da postagem com o botão direito do mouse e abra em uma nova guia ou janela para visualizar melhor)


Resta-nos, pois, analisar, segundo a Palavra, a validade de cada uma das ministrações. Para isso nos valeremos do modelo aplicado à nossa igreja que, de uma maneira geral, apenas modificou a ordem das palestras. Antes de dar continuidade, devo asseverar que não irei me ater a falar de todas as pregações que estão presentes no Encontro. Apenas irei expor os equívocos doutrinários. Alguns são gritantes e outros quase que imperceptíveis. É evidente que não vou conseguir elencar tudo neste trabalho, mas, caso alguém queira acrescentar algo, fique à vontade.

Bem, de uma forma geral, o pré-encontro, apresenta algumas doutrinas básicas que são necessárias a todo cristão. Para muitos de nós, na verdade, se torna cansativo, uma vez que já estamos em uma maturidade espiritual diferente. Entretanto, para os crentes atuais, principalmente os novos convertidos e neopentecostais, um pouco de doutrina básica é mais do que necessário. Juntamente com um estudo em relação a estas doutrinas básicas, nós somos contagiados por uma propaganda enorme do que Deus “irá fazer” conosco nestes três dias. A expectativa, logicamente, aumenta para cada um de nós, seja por desejo de experimentar algo novo, por desespero em ter um contato com Deus, ou mesmo, por curiosidade em saber o que acontece nesse tal de encontro.

Lembro-me que foram feitas algumas analogias do que é a vida do homem antes de ter um encontro com Jesus (uma desordem total), e como é depois de permitir que Cristo reine em nosso coração (uma organização intelectual, emocional e volitiva). É claro, que tudo isso é demonstrado de forma bem simples e inteligível, para que todo o grupo não tenha dificuldade na apreensão.

Bem, em suma, não há muito do que falar do pré-encontro. Nesse momento, nós somos orientados do que podemos ou não levar para os três dias de confinamento, bem como, algumas considerações gerais são explanadas, para que tudo possa sair conforme o cronograma. É importante frisar que, mesmo no pré-encontro, todas as palestras são acompanhadas de músicas repetitivas já escolhidas para fazer parte da “trilha sonora” do Encontro.
Para ler a Parte 2 clique AQUI!
Para ler a Parte 1 clique AQUI!

Nenhum comentário: