quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Resposta direta a um comentário!



Vejo-me compelido a tornar pública a resposta a um comentário apresentado neste blog pelo Saulo (http://cqcnet.blogspot.com/). Tal comentário foi publicado no dia 10/12/2010, no texto “Atos proféticos: comando a Deus com uma invenção humana?”, mas só agora tive tempo para respondê-lo. Antes de tudo, gostaria deixar claro que não busco valer-me de palavras ofensivas, porém um esclarecimento sincero pode parecer ofensivo. Assim, antes de tudo, peço perdão caso haja uma compreensão errônea daquilo que irei postar. Farei o possível para escolher bem as palavras, ok?

Bem, o comentário postado foi o seguinte:

“Graça e Paz!


Sem muitas palavras pra comentar, pois não quero defender uma VISÃO, porque Deus fará esta parte. Só quero dizer que faço parte dessa VISÃO CELULAR que muitos desprezam e criticam, vejo o nível de alguns que concordam com isso até chamando um homem de Deus (Renê) de estrupício. Nossa!!! não temos este direito mesmo sem concordar com sua VISÃO.


Cada um vê as coisas segundo a luz que Deus nos dá. Se alguns estão desprovidos dessa VISÃO, não percam tempo estudando-a. SÓ ENTENDE QUEM VIVE. Pra quem não entende, isso é loucura, "a Palavra de Deus também é loucura pro mundo".


Desculpe Jordanny, tentei expressar o que penso, pois por coincidência ou não, sempre qundo visito seu blog, só vejo estudos direcionados a VISÃO de Deus. Vamos dar mais importancia a Deus, é bem mais valioso que qualquer visão ou doutrina.


Que Deus seja misericordioso.

Graça e Paz a todos! (Saulo Rafael)”

A resposta segue adiante:

Caro Saulo,

Já tenho sido confrontado inúmeras vezes por ataques sem qualquer fundamento que os acompanhe. Não tenho medo de ser confrontado e já o fui de modo fundamentado, chegando até a aprender e modificar algumas de minhas concepções mediante tal confronto. A exemplo disso, o amigo Renan Almeida, com qual me correspondo, já me apontou questões que me fizeram raciocinar e até lapidar minhas análises, e não me julgo, mesmo diante do confronto, inimigo do Renan; pelo contrário, o confronto nos aproximou e muito.

Entretanto, você apresenta um texto que busca defender a Visão Celular (apesar de dizer que não intenta defendê-la), mas não logra êxito nessa empresa, uma vez que ataca sem qualquer fundamento plausível. Antes de refutar um livro, ou mesmo de postar uma análise, faço uma leitura cautelosa e busco todos os detalhes que posso perceber, para começar a escrever. Você, contudo, inicia dizendo que não quer defender uma VISÃO, vez que a Deus incumbirá defende-la. Infelizmente, biblicamente falando, você já começa errado. Peço que você dê uma lida no livro de Judas, no verso 3, e compreenda o convite feito aos crentes naquela epístola universal. Somos convidados a batalhar pela fé; logo, o evangelho deve sim ser defendido e, se uma visão faz parte do evangelho genuíno, omitir-se em defendê-la significa prevaricar com a própria Palavra de Deus (2Jo v. 9).

Por conseguinte você afirma que faz “parte dessa VISÃO CELULAR, que muitos desprezam e criticam”! Você já leu todos os textos em que me posiciono acerca da visão celular? Primeiramente, já deixei bem claro que percebo na estratégia evangelística adotada pela visão celular, uma forma eficaz de se propagar uma ideia, de modo que, sendo utilizada da maneira correta, certamente trará resultados magníficos. Porém, o fim, biblicamente falando, não justifica o meio... Ou seja, levar uma evangelho distorcido traz consequências desastrosas, independente da boa intenção. E mais, quando você diz que faz parte dessa Visão, mas não a estuda, por meio de uma análise bíblica profunda, você corre o risco de se tornar conivente com toda apostasia inserta no bojo da mesma. A apostasia, meu caro, participa das obras más e, biblicamente, qualquer um que aceita uma Visão apóstata, é conivente com as suas más obras (2Jo vv. 10,11). Por conseguinte, a Palavra nos traz um exemplo essencial para a vida cristã, quando menciona a ação dos bereanos: estes recebiam de bom grado a Palavra de Deus e, depois, conferiam nas Escrituras se o que fora dito estava de acordo (At 17.10,11). Não deveria ser este o seu proceder em relação à VISÃO CELULAR? Ou melhor, deve ser este o seu proceder em relação a qualquer mensagem ministrada ou escrita (inclusive as que eu publico). Agir de modo diferente é abrir-se para a apostasia.

Quanto ao comentário do Teóphilo, pelo qual chama o René Terra Nova de estrupício, não é o estilo de linguagem que, mormente, utilizo, mas não vejo excesso no adjetivo utilizado pelo Teóphilo, uma vez que o significado real da palavra “estrupício” denota desordem e barulho, e não é isso que temos percebido ante os falsos ensinos apresentados pelo René Terra Nova? É evidente que não quero defender o Teóphilo: ele sabe fazer isso muito bem; e, de mesmo modo, não é de minha responsabilidade todos os comentários que são postados em meu blog, mas, e tão somente, aqueles que eu mesmo posto...

Por conseguinte, você traz a seguinte expressão: Cada um vê as coisas segundo a luz que Deus nos dá.”. Com que respaldo bíblico você traz essa afirmação ecumênica? Parece muito com o discurso da Ludimila Ferber no programa do Faustão, onde ela se apresentou com o Pe. Fábio de Melo. Se cada um vê as coisas segundo a luz que Deus nos dá, então tudo é verdade... Nas palavras de Nietzshe, toda verdade é relativa! Meu caro, isso é uma expressão e uma tendência demoníaca... A Luz é só uma: Jesus Cristo (Jo 3.19)! A Palavra da Verdade não é de particular interpretação (2Pe 1.20,21); ou seja, ou você está na Luz verdadeira, ou não! Não há uma luz específica para cada homem; subjetivizar a Palavra da Verdade é contrariar e distorcer a própria verdade... Logo, ou você aprende o evangelho verdadeiro e genuíno, ou passará a vida no engano, dependendo de libertações de maldições hereditárias, de quebra de maldições e tudo mais.

Logo em seguida, você apresenta a seguinte frase: Se alguns estão desprovidos dessa VISÃO, não percam tempo estudando-a. SÓ ENTENDE QUEM VIVE. Pra quem não entende, isso é loucura, "a Palavra de Deus também é loucura pro mundo”.

Amado Saulo, estudar e analisar é um princípio bíblico cristão; estudar a Visão não é perder tempo, é investir tempo; e se você não “perde tempo” estudando a Visão de Deus, você está em desobediência com a própria Palavra (Js 1.8; Sl 1.2); é justamente estudando a Visão de Deus que descobrimos o que é e o que não é visão de Deus e, posso lhe assegurar, com fundamento bíblico bem esposado neste blog, que esta VISÃO CELULAR está muito distante da Visão de Deus. Leia os textos que eu escrevi com calma, sem preconceitos; sem medo da atuação do Espírito Santo em sua vida, que pode até mudar a sua concepção, ou então simplesmente posicione-se contrariamente, sem ao menos estudar e analisar.

Faço um desafio ainda maior: leia e analise criticamente tudo o que escrevi, a fim de refutar! Deixo claro, amado Saulo, que eu já participei e vivi essa Visão Celular e a analiso com total propriedade; eu também já me vi extasiado com esse mover, mas, graças a Deus, meus olhos foram abertos! Realmente, só entende a Palavra de Deus e a verdadeira Visão de Deus, que a vive e a busca, ainda que toda sua concepção e o seu entendimento possam ser transformados (Rm 12.1,2).

Por último, você diz o seguinte: “Desculpe Jordanny, tentei expressar o que penso, pois por coincidência ou não, sempre qundo visito seu blog, só vejo estudos direcionados a VISÃO de Deus. Vamos dar mais importancia a Deus, é bem mais valioso que qualquer visão ou doutrina.”

Meu caro e amado Saulo, não precisa se desculpar por se expressar; este é um espaço aberto; e, não acredito que tenha sido coincidência você encontrar, sempre que acessa este blog, estudos direcionados à dita “VISÃO de Deus”, ACREDITO QUE DEUS ESTEJA BUSCANDO CHAMAR A SUA ATENÇÃO PARA O VERDADEIRO EVANGELHO; aliás, é extremamente bom ser exortado e edificado pela Palavra do Deus vivo. Agora, se você der uma lida em todos os textos já publicados neste blog, perceberá a maioria não busca atacar a Visão, mas sim tudo quanto é distorção doutrinária que eu venha a perceber. Leia, pois, com atenção todo o conteúdo que já publiquei, talvez haja algo que lhe edifique. E, por último, caro Saulo, a Palavra nos exorta a darmos muita importância para a doutrina, sim! Dar importância para a doutrina é dar importância para o Verdadeiro Deus (Pv 4.2; Jo 7.16,17; Rm 6.17; Tt 1.9; 2.1,10; 1Tm 1.10; 4.6,16; 6.1,3; 2Tm 4.2; At 2.42; 2Jo v. 9; Ef 4.14; etc.)

Saulo, receba a presente exortação em amor por mais que lhe cause desconforto. Leia com atenção e medite e que o Espírito Santo lhe possa abrir os olhos! Que Deus o abençoe!

Jordanny Silva

3 comentários:

Teóphilo Noturno disse...

Querido irmão Jordanny,

Se nem um dicionário as pessoas se dispõem a consultar, você acha que algum energúmeno conseguirá dedicar seu tempo à leitura e à uma tentaiva mais compremetida de compreensão da Bíblia?!?

Esse Saulo foi, no final das contas, bem "menos pior" que um tal Rivaldo Azevedo que apareceu do nada e, no fechar das cortinas, até me ameaçou de morte!!

Dê uma olhada na postagem e, principalmente, nos comentários:

http://blog.teophilo.info/2011/01/analfabiblico.html

Continuo firme na Palavra e vendo que cada vez há menos gente disposta a defender o evangelho genuíno. Eu pensava que era por preguiça, mas agora sinto-me forçado a reconhecer que há algo mais maligno por trás disso.

Se por alguma coisa tenho orgulho, são de palavras como as suas!
A graça e a paz sejam contigo!

Sensatez disse...

Paz,Jordanny
Parabéns pela resposta tão clara,e verdadeira,pois o que nós cristãos devemos defender é o Evangelho puro e simples,jamais podemos aceitar ou compactuar com heresias,a Escritura diz que do homem herege depois de uma e outra admoestação,devemos evitá-lo,esses apóstolos que sabe-se la com que propósito se auto intitulam ,(pois o último foi Paulo,pelo próprio Senhor)devemos sim ser críticos e examinar tudo,pois trazem um falso evangelho e afastam as pessoas da verdade.
A Bíblia também diz;
Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gálatas 1:9
Essa Visão claramente apresenta outro evangelho,cabe aos que dele participam buscar a verdade que liberta,e clamar ao Espírito Santo verdadeiro que rasgue o véu de diante de seus olhos,pois assim diz a palavra também...
Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:1
Que o Senhor traga entendimento,Paz e sabedoria para que todos que estão, presos a esses enganos tenham discernimento para reconhecer o verdadeiro do falso.
Que o Senhor te abençoe irmão com muita paz e amor perfeito!!

Renan Almeida disse...

Tomei um pequeno susto ao ver o meu nome na presente postagem (risos)... olha que dessa forma eu ficarei famoso pastor Jordanny (muitos risos). O interessante na atitude da maioria dos M12zistas e G12zistas é a tentativa de defender suas teorias com base na "teoria do não toqueis" e isso chega a ser frustrante. Esse é um dos principais motivos que me levaram a retirar minha defesa em favor da visão celular. apesar de não estar na visão celular a um bom tempo, sempre defendi o G12/M12 na tentativa de ver o Corpo de Cristo unido, mas não posso sacrificar a verdade... unidade sem verdade é hipocrisia. Tenho muito que agradecer ao pastor Jordanny, pastor Ciro e muitos Calvinistas que eu fui conhecendo ao longo do caminho. Quando li o texto/Manual de análise do encontro, não nego, fiquei um pouco estressado... no entanto vejo que uma única gota de veneno é capaz de inutilizar todo um balde de água. Como John Weslley dizia "Em questões fundamentais devemos manter unidade, em questões menores devemos manter o respeito e em todas as coisas devemos ter amo". O motivo que nos leva a criticar o modelo celular, não é o modelo em si, mas sim as doutrinas antibiblicas e esdruxulas que permeiam tal método... não estamos falando de questões pequenas, mas sim de questões fundamentais para a fé cristã. Louvo a Deus pela vida do pastor Jordanny e que em tudo Deus seja glorificado. Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solo Christo, Soli Deo Gloria