segunda-feira, 22 de abril de 2024

Andando, detido e assentado...


ANDANDO, DETIDO E ASSENTADO

 

BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. (Salmos 1:1-6)

 

          As bem-aventuranças sempre fizeram parte do repertório divino. Mas, assim como há um contraste entre céu e inferno, dia e noite, verão e inverno, gelo e fogo, as bem-aventuranças acompanham seu típico antagônico.

 

Nesse texto, que inaugura as poesias e cânticos registrados nos Salmos, vemos que há três verbos que em sua forma negativa – ou seja: na forma de um não fazer – acompanham as bem-aventuranças: andar, deter e assentar. Os três são seguidos de exortações para a vida; de conselhos para se atravessar a existência em prosperidade. Porém, aqui não se trata da prosperidade exaltada pelo American Dream: antes, trata-se da prosperidade que habita a mente, o coração, a consciência; trata-se da prosperidade que semeia paz e colhe a tranquilidade; que semeia a humildade e a mansidão e colhe o refrigério para a alma; que semeia a verdade e colhe a integridade; que semeia a fidelidade e colhe a lealdade; que semeia a disciplina e a abnegação e que colhe a consequente vida; que semeia a retidão e colhe a justiça.

 

O Conselho dos Ímpios

 

“BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios” (Salmos 1:1a)

 

          Para o salmista, o conselho dos ímpios é uma forma de caminhar; é o passo, o compasso, o tempo, o jeito, o modo. O conselho dos ímpios implica também na direção: é a bússola viciada, cuja agulha já não aponta para o norte. Relembro-me do famoso filme Piratas do Caribe, onde o personagem Jack Sparrow passa grande tempo com uma bússola que não indica o norte, mas apenas o seu maior desejo, que pode ser um tesouro de valor incalculável, a imortalidade, a fama flamejante que queimará nos sete mares, ou até mesmo uma garrafa de rum.

 

Muitos podem romantizar a liberdade que uma bússola que aponta para os nossos mais secretos desejos produz, entretanto, esquecem-se de que, perdidos no despropósito de ser, tendo a identidade dissolvida pelos próprios desejos vãos, passamos, em verdade, a navegar à deriva em um mar revolto, com ondas bravias, numa agitação que ao acender a adrenalina também conduz à inevitável morte. A aventura de se navegar sem rumo certamente conduzirá ao pavor, ao desespero e à perdição.

 

          Romantizar o conselho dos ímpios, que arrogam para si serem os detentores da imaginação mais pulsante e criativa, reflete a mais desastrosa das doutrinas humanas. Como já disse, é a dissolução do próprio ser em virtude da perda da orientação natural que habita no propósito de existir. Sem propósito, sem direção, em pouco tempo a alma se vê desolada, e se consome inteiramente ante a fome existencial. Aos poucos os efeitos da inanição passam a dissolver as emoções, o intelecto, a própria razão. O conselho dos ímpios tem esse viés romântico, obcecado pelas sensações, porém é vazio e escuro; representa navegar sem nem mesmo ter as estrelas como guias; é tatear no completo breu, sonhando com um mísero rastro luz para reencontrar o caminho.

 

          O conselho dos ímpios se reveste da capa da verdade e da piedade, mas nega a sua eficácia. Por baixo de sua sobrepeliz pomposa, ornada com bordados reluzentes como o ouro, há uma pele com úlceras profundas encobertas pelo orgulho, arrogância e prepotência; há tumores purulentos que exalam o cheiro fétido e nauseante da deterioração do ser.

 

O conselho dos ímpios evoca para si as mais atraentes doutrinas; apostam nas próprias obras para a redenção, pois fora da caridade não salvação; mas no fim revelam-se um emaranhado de fios embolados, embaraçados; são teias terríveis; são armadilhas nutridas pela perversidade do próprio diabo com a finalidade de nos sequestrar, aprisionar e nos devorar.

 

O Caminho dos Pecadores

“...nem se detém no caminho dos pecadores” (Salmos 1:1b)

 

          Em seguida temos o segundo verbo: deter-se. O salmista não diz que os nossos pés, em alguns momentos escorregadios pela natural e odiosa inclinação da nossa carne, estão isentos de adentrar no caminho dos pecadores. O fato é que todos nós pecamos sempre e de alguma forma. Conforme Paulo nos advertiu, o pecado habita em nós (Romanos 7:17). Agora, o grande problema é deter-se nesse caminho; é fazer desse caminho a sua estadia. Deter-se no caminho dos pecadores é decidir não se arrepender; é conforma-se com o próprio erro; é acomodar-se ao mal.

 

Para o apóstolo dos gentios o pecado habita em nós nos compelindo muitas vezes a fazer o que não queremos. Agora, deter-se no caminho dos pecadores, para muito além de ser habitado pelo pecado, é passar a habitar o pecado; é firmar residência onde o erro é a regra; é rejeitar a santidade e mergulhar na podridão; é confortar-se com o ofício do cuidado de porcos, conforme lemos na parábola do Filho Pródigo, e lançar-se às bolotas e lavagens nojentas com um desejo voraz, deixando a fome e os instintos primitivos dominarem o ser.

 

Deter-se no caminho dos pecadores é curvar-se à obstinação do coração podre, já incapaz de sentir o próprio odor, de enxergar a própria sujeira, de perceber o próprio estado degradável. Ao exemplo disso, dentre os estágios de putrefação de um cadáver, de modo resumido, temos uma sequência: há o estágio inicial, onde ele fica enrijecido; depois ele vai se inchando, em face dos gases que se formam em seu interior, enquanto uma circulação sanguínea póstuma acontece, já que há uma pressão decorrente desse inchaço que evidencia várias de suas veias. Em seguida, o cadáver passa a expelir esses gases e cada vez mais vão agindo vermes e bactérias que o consomem inteiramente. Por fim, vão ficando apenas restos, retalhos de pele e ossos até, por fim, não sobrar nada. Assim também é a condição daquele que se detém no caminho dos pecadores: morto em ofensas e em pecados, vai enrijecendo-se, com seus tendões e musculaturas tornando-se inflexíveis; depois vai inchando-se pelo orgulho, arrogância e incapacidade de arrepender-se; esse inchaço faz com que haja uma suposta circulação sanguínea, mas o sangue choco e podre que fica exposto pelos mapas venais evidenciados, esconde a podridão de vermes que o consomem até não sobrar nada. Deter-se no caminho dos pecadores é, de fato, decidir pela autoextinção; é tornar-se o evento cataclismo de destruição do próprio ser; é instalar, em si mesmo, o dispositivo de implosão que não destruirá somente a si, mas também a muitos que o cercam.

 

A Roda dos Escarnecedores

“...nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1:1c)

 

Por conseguinte, o verbo escolhido pelo salmista é “assentar”. Assentar representa acomodar-se confortavelmente. Assentar-se à roda dos escarnecedores e permitir se aliançar àqueles que convertem a compaixão e a verdadeira piedade em escárnio perverso. É assentar-se à roda daqueles que riem da fé; que caçoam da confiança plena no Deus misericordioso, justo e soberano. Os escarnecedores têm o sarcasmo e a irreverência como instrumentos de sua arte perversa. É o círculo da perversidade, onde todos não conseguem olhar para fora daquela bolha em que se acomodaram. Olham uns aos outros e se admiram como os mais iluminados, como os mais dotados de intelecto. São formados na academia do orgulho e do egoísmo; escondem-se atrás de seus títulos e fazem pouco caso de qualquer outro que encontrem no caminho.

 

Foram os escarnecedores que esbofetearam o maltrapilho Cristo; que O cuspiram a face; que lhe feriram com porretes; que zombaram daquEle que só fez o bem. Foram os escarnecedores que converteram seu sarcasmo em ódio aterrador e se divertiram enquanto o Sangue Inocente era derramado, enquanto os cravos penetravam suas mãos e pés e que se regozijaram quando por fim Ele expirou.

 

A roda dos escarnecedores é a reunião da prepotência; é o palco da zombaria e da blasfêmia. A roda dos escarnecedores é o altar da apatia e do prazer de ver o sofrimento alheio. A roda dos escarnecedores é faculdade dos arrogantes, é a cátedra dos orgulhosos. A roda dos escarnecedores é o templo onde são adorados os deuses do “eu”; é o panteão dos ególatras. Na roda dos escarnecedores está posta uma mesa onde o próximo é devorado, onde a reputação dos santos é consumida e destruída.

 

O que se assenta à roda dos escarnecedores já está envolto no encantamento que as palavras de zombaria e de pretensa superioridade intelectual produzem, e que, porém, são vazias de verdade, de fidelidade, de misericórdia e de retidão. Assentar-se à roda dos escarnecedores é encontrar um lugar cômodo e confortável para alimentar a própria perversidade.

 

O Prazer na Lei do Senhor

“Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:2)

 

          Certa vez o apóstolo dos gentios afirmou que o “cumprimento da lei é o amor” (Romanos 13:8-10). Já inicio dizendo isso, pois não temos aqui o desejo de recosturarmos o véu que a Graça rasgou de cima a baixo. Conscientes disso, enquanto nos abstemos daquilo que o primeiro verso nos adverte passamos a caminhar em sentido contrário e isso se torna necessariamente o nosso prazer.

 

          O amor é um caminho (1Co 12:31b). E como caminho exige de nós movimento; exige de nós o andar. O caminho existe para ser trilhado; é o seu propósito. O caminho existe para nos conectar a outro lugar. O amor como caminho é também a conexão ao próprio Deus, que é amor. É importante entender, antes de tudo, que Deus não é mera expressão de amor; não é ação objetivada a amar: Deus é amor. O amor compõe a Sua substância, ainda que não tenhamos condições de discerni-la. Por isso, nem ao amor conhecemos em profundidade, enquanto limitados a essa condição corrupta e imperfeita (I Coríntios 13:10,12). E esse é um caminho de prazer, de alegria plena, de vida superabundante.

 

          Meditar na lei do amor significa refletir nas implicações que o cercam: a abnegação; o sacrifício; a entrega desinteressada; a devoção; o sofrimento; o suportar; a esperança consciente, resoluta, firme e inabalável; o próprio crer. Meditar na lei do amor é ler e reler o espírito mais profundo do Evangelho; é ser penetrado pelo olhar de Cristo, por Sua vida, por Seu testemunho, por Sua morte, por Sua redenção. É ser traspassado pela Sua Palavra e agonizar ante a consciência da nossa própria maldade, profunda, asquerosa, impiedosa, mas que alcança o perdão absoluto. É chorar amargamente pelo seu próprio mal; e chorar constrangido ante a redenção.

 

          A partir dessa meditação, e quanto mais se aprofunda nessa meditação, mais as raízes do ser são nutridas pela vida que vem das fontes que passam a jorrar em nosso interior. O salmista diz que seremos como árvores plantadas junto a ribeiros, que dão fruto no tempo certo e que suas folhas estão sempre verdes e frondosas (verso 3). E aqui nós entendemos que a árvores não existe para si mesmas. Em outras palavras, a sua vida passa a ser aconchego e sombra para o próximo. Passarinhos e mais e mais vidas passam a habitar essa árvore. Ela se faz alimento para o necessitado, sombra para o cansado, abrigo para o aflito, repouso para o desesperançado. A sua vida, como árvore frutífera, passa atrair àqueles que têm sede de vida e, não somente isso, mas a sua vida se torna ponto de referência para águas e fontes de vida.

 

          Já os ímpios refletem apenas a sua sequidão, a devassidão do próprio ser. São como a moinha que o vento espalha; são restos daquilo que foi debulhado; são apenas os resíduos de uma existência dissoluta e sem propósito. Ao contrário de uma árvore plantada junto a ribeiros, ao ímpio basta um sopro para lhe arrebatar e para desfazer o que ele julgou importante; uma brisa é suficiente para desfazer o que acredita ser sua edificação. A sua prosperidade, a sua alegria, o seu ânimo, e a sua esperança desfazem-se com uma leve ventania. E é justamente por isso que não subsistem no juízo. O juízo é fogo, e a moinha nada mais é que combustível para o fulgor da Ira de Deus contra a maldade e contra a perversidade. O ímpio é, assim, alimento para que o juízo de Deus se manifeste.

 

          Por fim, o salmista nos diz que o Senhor conhece o caminho dos justos (verso 6-A). Ele sabe a rota; Ele sabe os desafios; Ele traçou o rumo; Ele é também o GPS, a bússola, o norte; Ele é o Sol que nos indica a direção; basta que coloquemos os nossos olhos nEle e nos guiemos por Sua Palavra, que é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Salmos 119:105).

        Contudo, o caminho dos ímpios perecerá, visto que é em si mesmo, e como já dito, a sina da própria destruição.

          NEle, que é amor, que é o Rio da Vida, que é a fonte,

 

 

          Jordanny.

 

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