sexta-feira, 8 de novembro de 2019



O BOM DA VIDA!

O bom da vida não é se permitir conhecer as coisas complexas, os discursos, as teorias e as filosofias mais difíceis, ou os assuntos relevantes discernidos nos meios acadêmicos! O bom da vida é aprender a rir de bobagens, ainda que pareçam super infantis; é se divertir com uma criança enquanto canta as músicas do Patati e Patatá; é ter humor para entender as brincadeiras e modos daquilo que é deveras rotulado como imaturidade. 

Particularmente gosto de temas científicos, filosóficos, políticos e afins. Mas gosto muito mais de achar graça de coisa pouca, e em coisa pouca. Pego-me sorrindo sozinho por diversas vezes e, quando alguém vem verificar do que se trata, é simplesmente porque estou assistindo ao Chaves na TV, ou vendo uma frase no Bode Gaiato!

Não me isento de buscar compreender e me aprofundar em qualquer assunto que seja do meu interesse, seja profissional, ou pessoal. Contudo, na singeleza do olhar; no sorriso leve, tímido e de canto de boca; na gargalhada solta, a depender do lugar e ocasião; nas cócegas que minha filha me faz toda desajeitadazinha; nas historinhas "bobas" mas criativas que ela e outras crianças me contam; numa imagem boba; numa piada "fraca"; em admirar a aurora, ou em contemplar o crepúsculo; na brisa que massageia a face; no meu tropeço desastrado e estabanado que me fez rir de mim mesmo; nessas coisas e tantas outras provavelmente tão mais simples é que o meu coração se vê atraído e cativado! 

É tudo muito "bobo", eu sei! Mas é tudo muito bom; bom de se viver!
Quanto mais amadureço, mas amadureço para perceber o quão imatura é a maturidade que os homens e mulheres mais "sérios" exigem de nós! O que muitos chamam de "idiota", eu tenho enxergado com graciosidade!

(Texto escrito em 8/11/2016 e publicado no blog hoje).

Nenhum comentário: