quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Em nome da nossa prosperidade


EM NOME DE NOSSA PROSPERIDADE

Os ourives de Éfeso mais uma vez se reuniram em seu sindicato particular! Estes têm a prosperidade de seus negócios, a prosperidade de suas ideologias, a prosperidade de suas filosofias, a prosperidade de sua religião, a prosperidade de suas crenças, a prosperidade de sua "fé", e qualquer outro tipo de prosperidade que se possa imaginar, dependente de seu ofício na fabricação de nichos!

Constroem um nicho para a direita liberal; constroem um nicho para a direita conservadora; constroem um nicho para o mito político que pode nos "salvar",  e que pode salvar nossa família, o qual carrega "Messias" em seu nome. São estes mesmos ourives que já há muito tempo erigiram um nicho com ouro e a prata, financiados pela religião, especial para o "Jesus" da religião.

E esses ourives estão desesperados para defender sua "Diana" dos efésios; desperados para defender seu "Jesus" que precisa do maior templo feito por mãos, com toda sua sofisticação imponência, estrutura, colunas de mármore; desesperados para defender esse "Jesus" que, diferente do verdadeiro Cristo que se fez carne e habitou entre nós, caiu do céu como um meteorito, sem forma, dependente da técnica humana para esculpi-lo.

Ah, meus amigos, chegamos ao clímax da idolatria; nos assentamos perplexos ante o panteão dos "deuses" do moralismo, dos quais nos orgulhamos de lhos fabricar. De Éfeso a Atenas, de norte a sul, a cena é a mesma e se repete quase 2000 anos depois. Damos atenção a tudo, e precisamos defender ferrenhamente os nossos deuses, nossas fabricações. Como disse antes, dessa defesa é que depende a nossa prosperidade! 

Apenas nos esquecemos daquele pequeno espaço dedicado ao "Deus desconhecido"!

Nenhum comentário: