sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Vitória que Vence o Mundo - Parte 11



CAPÍTULO 9 – A vitória que vence o mundo!

            Após um extenuante estudo como este, parece que não há mais solução para a igreja evangélica brasileira. Ora, não temos tido, sequer, respaldo para responder resolutamente ao avanço de bandeiras tais como a do homossexualismo, do aborto, da eutanásia e de muitos outros movimentos que têm alcançado prestígio, espaço e até mesmo lugar na consciência de nossa população.

            Contudo, tenho crido, não por meio de um otimismo surreal, mas por meio de uma confiança em Deus, de que esse quadro ainda pode mudar. E, ainda assim, tenho certeza que a verdadeira Igreja do Senhor, como corpo imaterial e não somente uma instituição organizada segundo os parâmetros legais de nossa sociedade, irá manter um testemunho compatível com a Palavra da Verdade.

            A nossa fé é capaz de vencer o mundo (1Jo 5.4); e nossa fé se manifesta por meio de nosso testemunho. Sonho com o dia em que cristãos vão exercer a fé de modo ativo, adotando crianças – ah, se as famílias cristãs estruturadas se permitissem viver o amor por meio da adoção; ajudando às pessoas que têm vivido em um estado de miséria; manifestando-se ferrenhamente contra a blasfêmia do aborto; amando aos homossexuais e, por meio disso, conquistando-os para o Senhor Jesus, tal como podemos amar a adúlteros, ladrões, assassinos ou qualquer outro pecador, certos de que serão transformados pelo poder do evangelho; olhando para o pai de família desempregado e participando de seu sofrimento; olhando para mãe solteira e lhe oferecendo ajuda no meio da aflição; criando escolas e orfanatos onde o ensino das Escrituras poderá ser a primazia, levando cativos os entendimentos dos pequeninos a Cristo.

            Mas não somente isso. Por meio de atitudes pequenas, cada um de nós, pode ser um testemunho vivo da Palavra de Deus. Na sua escola, trabalho, rua ou na sua casa aproxime-se em amor das pessoas. Não seja apático quando vir alguém chorando; fale de Deus a todos quanto você puder e testifique por meio de uma vida irrepreensível. Que os pais amem seus filhos e os tenha, verdadeiramente, como herança do Senhor, que deve ser cuidada, zelada e consagrada a Ele; sejam pacientes e disciplinem em amor, e não por ira. Que os filhos sejam obedientes, honrando seus pais, elevando o testemunho cristão a um patamar de glória e honra ao nome do Senhor. Sejamos zelosos nos tratos; cuidadosos com nossas dívidas pessoais, para que o nome de Cristo não seja blasfemado. Sejamos, também, educados dando honra aos mais velhos ou mesmo a uma mulher grávida dentro de um ônibus, ou na fila de um banco, ou onde quer que seja; nunca perdendo a oportunidade de glorificar o nome de Jesus. Sejamos humildes e mansos na divulgação do evangelho, deixando de lado toda a soberba e o julgamento temerário, manifestando o amor de Cristo. Sejamos cuidadosos com a natureza, não jogando lixo no chão, ou sujando indevidamente. Sejamos pacientes e cordiais no trânsito, demonstrando sempre o cuidado e a preocupação com aqueles que circulam junto a nós.

            Todas essas atitudes parecem ser pequenas, mas fazem toda a diferença. E por meio delas, podemos caminhar para atitudes maiores. Que nossos salários não sejam nossos, mas sejam do Senhor, para ser usado, conforme a Sua Graça, ajudando a necessitados, primeiramente aos fiéis e, em seguida, aos que são de fora.

            Creio que há solução para a manifestação da fé cristã entre os brasileiros; mas essa solução se baseia, principalmente, em nossa conduta. Não perca a oportunidade de ser um canal de bênçãos para a vida daqueles que te cercam. Não perca, nunca, a oportunidade de viver essencialmente para Deus.

            Se agirmos assim, calaremos a voz de todos aqueles que se levantam contra a Igreja do Senhor, ainda que impinjam, sobre nós, sofrimento; também poderemos conter o avanço de diversos movimentos contrários à Palavra de Deus, até que Ele venha. Mais uma vez reitero que o maior argumento e o mais eloquente silêncio, que gritará altissonante e com voz de trombeta, contra o avanço do mundanismo é o testemunho Cristão. Que Deus nos abençoe e nos conduza nesse caminho!

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. (1Ts 5.23)