terça-feira, 23 de abril de 2019



DOUTRINADOS EM HOGWARTS

Toda espiritualidade que Jesus nos ensinou não se parecia em nada com o que hoje é exaltado e chamado de espiritual nos ajuntamentos evangélicos.

Acredito que os crentes da atualidade são doutrinados em Hogwarts, a escola de bruxaria e magia de Harry Potter. Por isso, o que imaginam ser "espiritual" beira mais um filme de ficção, ou um conto dos mais absurdos. Cristo nos revelou tudo o que podia ser revelado concernente ao Reino dos Céus sempre discorrendo acerca das coisas mais naturais possíveis. 

Ao falar de ansiedade, nos apresenta os passarinhos e os lírios dos campos. Ao falar da mensagem que enraíza em nossos corações, nos exemplifica com o simples ato de semear em diversos tipos de campos. Ao nos conduzir a refletir acerca do amor de Deus manifesto a alguém que se arrepende, ele ilustra o relacionamento de um pai com dois filhos, na maravilhosa parábola do filho pródigo. Ao tratar de nossas petições junto ao Pai, ele nos conta a história de uma mulher que, insistentemente, pede que um juiz julgue sua causa. Quando inquirido acerca de quem é o próximos que devemos amar, ele nos relata a maravilhosa história do bom samaritano. Ao tratar do encontro da Igreja com Cristo, nos conta a parábola das dez virgens. Quando quis nos ensinar sobre a solidez da nossa fé, trouxe-nos a história de dois homens que edificaram suas casas: um sobre a rocha e outro sobre a areia. Quando mencionou o cuidado que Ele tem conosco, utilizou a analogia das ovelhas que ouvem a voz do Bom Pastor e do Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas.

Toda a espiritualidade revelada em Cristo e por Cristo, se caracteriza pela simplicidade e pela naturalidade. Essa é a grande verdade central do Evangelho. E qualquer "espiritualidade" que se firme fora da simplicidade que encontramos em Cristo, ainda que faça chover milagres; ou que emocione; ou que revele os mais diversos dons de línguas; ou que se diga ter poder de adestrar, expulsar, ou submeter demônios; ou que grite num microfone fazendo a plateia rodopiar, cair, pular; é, na verdade, magia! Não passa de magia que se auto-intitula poder de Deus! 

Infelizmente, é justamente essa pseudo-espiritualidade que inunda as famosas campanhas de libertação, de cura, de milagres, dentre outras praticadas pelas igrejas evangélicas. É esse tipo de pseudo-espiritualidade que encontramos nos "encontros" com Deus, retiros de impacto e movimentos afins. É esse tipo de magia e feitiçaria que é praticada nesses "atos proféticos" e demais invencionices humanas. É triste saber que tudo isso é chamado de "poder de Deus", mas não passa de teias de ilusão para aprisionar os incautos.

Meu conselho modesto e humilde é que você leia os evangelhos e se permita perceber que, em Cristo, tudo é incrivelmente simples e, por isso, tão rejeitado! Sim, meus amigos, não esqueçam que Cristo foi o mais rejeitado dentre os homens. Não seria diferente com relação à Sua doutrina e à verdadeira espiritualidade!

Que sejamos espirituais, pois o homem espiritual discerne tudo bem! Essa é minha oração!

Jordanny.