sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Não se desculpe: Culpe-se!




NÃO SE DESCULPE: CULPE-SE!

Certa vez Airton Senna foi entrevistado e perguntado sobre algumas explicações que Alan Prost estava dando para justificar o seu desempenho, não tão bom, em uma temporada do campeonato de Fórmula 1. Ele respondeu, em inglês, mais ou menos o seguinte: "Vocês conhecem o Prost; ele sempre vai dizer que o problema é a pista, ou o carro, ou o tempo, ou algum colega de corrida. Ele nunca vai dizer que o problema é ele."

O mundo todo conheceu a genialidade de Senna, que aliada a sua humildade, esforço, dedicação para cada vez ser melhor na vida e nas pistas, o transformou no maior piloto de todos os tempos. Falo sem exageros. Mas nessa entrevista fica claro o seu maior segredo: Senna não transferia a responsabilidade de seu desempenho, alto ou baixo, para as circunstâncias que o cercavam. Antes, usava muitas dessas circunstâncias desfavoráveis, em seu favor. Tanto que era imbatível em provas de chuva. Quem o assistiu, sabe do que eu estou dizendo.

Essa concepção que tinha nas pistas, também aplicava na vida. E é, claramente, aplicável na vida de todos nós. Temos uma mania terrível de culpar tudo e todos para nos desculpar. Culpamos nosso cônjuge por nossas insatisfações; culpamos nossos filhos; nossos pais, padrastos, enteados. Culpamos nossa condição financeira; culpamos nosso patrão. Culpamos o Diabo e a própria vida. Mas nunca olhamos para nós mesmos e centralizamos a raiz do problema em nós! Quer saber de uma coisa? É justamente nessa atitude de análise interior, inconformação consigo mesmo, e atitude para mudar que reside o segredo de se ser um ser humano melhor! Não falo aqui dos simplesmente bem sucedidos, mas realmente daqueles homens e mulheres manifestam o melhor que se pode extrair da humanidade, ainda que no anonimato!

Pare de culpar tudo e todos! Pare de culpar a vida, o Diabo e até mesmo Deus! Arque com a responsabilidade de seus erros e acertos! Busque se melhorar para a vida, ainda que sua vida não seja a melhor vida! Pare de desculpas e culpe-se! Em seguida mude; transforme o seu entendimento! 

Pense nisso! Viva isso!

Nenhum comentário: