quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Existe valor no homem sem Deus?

Por várias vezes tenho visto pregadores falando acerca da potencialidade humana. Entretanto, fui confrontado pela passagem descrita no Evangelho de João, capítulo 15, verso 5. Desse modo, achei interessante algumas comparações.

Quanto vale o homem sem Deus?
SEREMOS SALVOS UNICAMENTE PELAS OBRAS?
Responderemos a esta questão matematicamente de acordo com a Palavra.

LEGENDAS:
Homem = 0 (zero)
Obras = Z
Deus = ∞ (infinito)
x = sinal de multiplicação
+ = sinal de adição

CÁLCULOS:
O valor das obras do homem sem Deus: 0 x Z = 0
O homem com Deus: 0 + ∞ = ∞
O que o homem com Deus pode realizar: (0 + ∞) x Z = ∞
Deus sem o homem: ∞ - 0 = ∞
O homem sem Deus: 0 = 0

Sem Deus não temos valor algum. De mesmo modo, sem Deus, o que fazemos não tem valor algum.
É só conferir. Matemática pura!

REFERÊNCIAS BÍBLICAS:

(João 15:5) - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
(Filipenses 4:13) - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Você ainda insiste em acreditar que existe potencial em si mesmo? O homem encontra inequívoco obste em sua insignificância. O próprio fato de você estar respirando não tem relação com a sua potencialidade, mas com a vontade de Deus. Estes dias eu vi uma pessoa falando: "O homem tem um grande poder em suas mão, pois ele, como suicida, pode até tirar a própria vida". Alguns dias depois, uma colega de trabalho enviou-me as fotos de um jovem que tentou suicídio posicionando um fusil embaixo de seu queixo, e acionando logo em seguida; por incrível que pareça ele não conseguiu se suicidar; pelo contrário, ficou muito machucado e teve que se submeter a diversas cirurgias reparadoras.

O que quero dizer com isso? Nem sobre a sua própria vida você tem poder. E essa pseudo-sensação de poder é que te faz pecar. Todo o poder nos céus e na terra foi dado a Jesus Cristo. Não obstante, no livro de Apocalipse, por um período de tempo, a própria morte será tirada.

PARA MEDITAR
(Romanos 8:37) - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou.

Jordanny Silva

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eu posso transformar o mundo?


Certa vez ouvi a seguinte afirmação: "Só mudo o mundo quando mudar a mim mesmo."

Antes de tudo, o que hei de postar não se trata de uma opinião própria, pois eu, efetivamente, gostaria de ver a minha geração mudando o mundo. Entretanto, em análise a diversas “pregações” de cunho emocional que têm inflamado o povo evangélico, percebi a necessidade de falar um pouco sobre este assunto no intuito de que Deus, por meio do Espírito, retire “as escamas dos olhos” de seu povo e lhe traga a verdadeira compreensão do assunto.

Primeiramente lanço as seguintes questões: é correto, segundo as escrituras, dizer que eu posso transformar o mundo? O mundo, por acaso aceitou a verdade de Deus? O mundo deve ser transformado?

A resposta, apesar de divergente do que estamos acostumados a ouvir, é não. Na verdade, o mundo deve ser vencido (I João 5:4 – Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.) Note que é Cristo, em você, que vence o mundo. Por isso é necessário estarmos em Deus.

Ademais, o mundo não será transformado por nós; nós somos quem devemos ser transformados (Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus). Lembre-se que o mundo não aceitou a verdade de Cristo (João 1:10 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.); por isso o mundo com toda a sua concupiscência passam, mas as palavras de Cristo não hão de passar.

Por que o mundo não pode ser transformado por nós? Porque ele nos odeia.
(João 15:18 – 19: Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.)
(I João 3:13) - Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia.

Existem que pessoas que se valem do seguinte trocadilho: eu vou mudar o mundo a partir do momento que eu mudar a mim mesmo. Engana-se quem acredita que transformará o mundo transformando-se a sim mesmo. O mundo jaz no maligno (I João 5:19 - Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno). Deus o entregou ao poder do engano. Deus o entregou às trevas. E, por causa disso, o mundo passará. Mas nós, que tivermos a mente renovada, a qual gera a transformação do nosso ser, permaneceremos, juntos com Cristo, para sempre! (I João 2:17 - E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre).

Mas, o que fazer se nós estamos no mundo? Estando no mundo você precisa ser sal e luz. Significa que você precisa ser santo. Você precisa ser diferente. (João 17:15 - Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.)

Eu, outrora, acreditava que poderia ganhar o mundo inteiro pra Jesus. Falava, abertamente, palavras do tipo: "O Brasil é do Senhor Jesus". Mas hoje compreendo que eu é que devo ser transformado e que Deus permitiu que o mundo vivesse na ignorância. (II Corintios 4:3 - 4 - Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.)

Veja que as obras do mundo são más. (João 7:6 – 7: Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto. O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más).

Entretanto, não devemos deixar de pregar o evangelho sob a desculpa de que para o mundo não tem jeito. Pelo contrário, o mundo é o campo e nós somos a boa semente (Mateus 13:38 - O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;). É importante compreendermos a parábola da semeadura, pois no mundo existem vários tipos de solo.

Por fim, você é ramo ligado à videira, e deve frutificar segundo a sabedoria de Deus, e não segundo à sabedoria do mundo, pois Deus permitiu que você fosse salvo pela loucura da pregação (I Corintios 1:20 – 21: Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação).

Amados, não fiquem chateados com estas palavras. A minha pretensão não é desanimá-los ou desmotivá-los. Minha pretensão é, tão somente, apresentar a verdade da Palavra para que não sejamos levados pelo engano. Deus não se trata de uma mera opinião (dever ser), Deus é uma posição (o Grande Eu Sou), e cabe a nós conhecermos a Verdade (Jesus Cristo) e praticarmos a Verdade.

A paz do Senhor e abraços a todos!

Jordanny Silva