quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Na Multiplicação do Seu Comércio...




O argumento que coloca a teologia num nicho de superioridade quase intocável revela, na verdade, uma influência para a venda de mais e mais livros. Pelo que percebo, em todo caso, o Evangelho acaba sendo sempre comercializado.

Conhecer a Deus nunca teve por objetivo maior o desenvolvimento teológico. Senão, um ladrão sendo executado não teria tempo de se encontrar com Cristo no Paraíso. "Provai e vede que o Senhor é bom" se revela o maior incentivo de Deus ao homem.

A teologia tem seu lado bom, mas se tornou um instrumento de comercialização do Evangelho, sim! Mesmo aquela teologia que contesta grande parte dos abusos e distorções doutrinárias, quando super exaltada, carrega em si um marketing específico. Além disso, não poucas vezes, enveredam a mente humana para um aprisionamento sutil, soberbo e arrogante, instrumentalizando-se de lógicas humanas na tentativa de se pensar Deus "logicamente". É tão difícil entender que a superioridade e soberania de Deus não se limita a nossa lógica? O Logus transforma toda a nossa mais apurada razão, ainda que teológica, em loucura! Esse Logus se fez carne e habitou entre nós, manifestando-se fora dos conceitos teológicos, em indizível simplicidade, aos pequenos e não cultos!

Não nego a importância da teologia. Seria hipócrita se a negasse! Mas não a coloco em um nicho de superioridade, pois até mesmo isso carrega em seu cerne uma inclinação aguda para a idolatria.

Em Cristo,

Jordanny.

Nenhum comentário: