sábado, 12 de agosto de 2017

Alvo de Contradição




ALVO DE CONTRADIÇÃO

Simeão estava em Jerusalém na ocasião em que o menino Jesus foi levado para ser circuncidado, segundo o costume judeu, aos 8 dias de idade.

Estava ali, provavelmente já em avançada idade, mas seguro na promessa de que seus olhos veriam a salvação, porquanto ele veria o Cristo.

A salvação se revela a Simeão de modo completamente inusitado: Um bebezinho pobre de 8 dias de vida, completamente dependente de seu papai e de sua mamãe! Era a fraqueza estampada! Era a limitação evidente e escancarada! Mas, para Simeão, era o favor de Deus, a Graça e a Verdade manifestas a ele, que tanto aguardou a promessa de que seus olhos contemplariam o redentor!

Mas Simeão não era um simples espectador da manifestação gloriosa do fraquinho e limitado Salvador que estava diante dele, era também um profeta que trazia, não só uma palavra de conforto, e sim de dor, porquanto inundada de verdade. Eis o que ele disse à mãe do menino, após abençoa-los:

 "E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição, sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações." (Lucas 2: 34, 35).

Há uma tradução que se vale do termo "predestinado" no lugar de "posto". E esse termo parece casar mais com o que Cristo realmente manifestou. Ou seja: Estando predestinado, para Cristo não havia escolha; não havia livre arbítrio! Só Lhe restou uma única possibilidade: Ser alvo de contradição; ter sua alma traspassada por uma espada; ser o motivo da queda e levantamento de muitos em Israel!

Hoje, os verdadeiros profetas, os que se comprometem verdadeiramente com o Reino, com Deus da Palavra e com a Palavra de Deus, guardam com alegria e paciência o Dia em que contemplarão a razão de sua esperança se manifestar diante deles. E ficam apercebidos mesmo quando essa manifestação se faz em total fraqueza e limitação. Porém, não podem se calar mesmo quando o teor de suas profecias geram desconforto de dor. Assim, assemelham-se ao seu Senhor também como alvos de contradição, e sabendo que a Espada, que é a Palavra de Deus, lhes traspassa a alma em todo o tempo!

É fácil reconhecê-los! À semelhança das duas testemunhas de Apocalipse, também de suas bocas sai fogo (juízo), mediante a Verdade que denuncia! O difícil, é amá-los!

Em Cristo,

Jordanny

Nenhum comentário: